ENADE

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE é uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. O ENADE é realizado através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, departamento diretamente ligado ao Ministério da Educação – MEC, e segue as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.

O ENADE é realizado para todos os que tenham cursado 80% ou mais da carga horária de um curso de ensino superior. A participação no Exame, ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC, constará no histórico escolar do estudante. O INEP/MEC constitui os alunos participantes, habilitados a fazer a prova, a partir da inscrição na própria instituição de ensino superior.

Mais informações sobre o ENADE poderão ser obtidas através do site http://portal.inep.gov.br/enade.

São considerados habilitados para o ENADE 2015, os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, conforme Portaria Normativa nº 8/2015.

São considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período das inscrições para o ENADE 2015.

São considerados estudantes concluintes:
CURSO DE BACHARELADO (Arquitetura e Urbanismo, Administração Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Psicologia), aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016, assim como, aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período das inscrições para o ENADE 2015.

Ficam dispensados de participação do ENADE 2015 os estudantes:

  1. de cursos não descritos no artigo 1º da Portaria Normativa n° 8/2015.
  2. que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015.
  3. aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

A participação no ENADE é também condição indispensável para que o estudante possa participar do ato de Colação de Grau e obter seu Diploma de conclusão do curso.

O objetivo principal do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Os resultados do ENADE poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Todos os estudantes irregulares nas edições anteriores do ENADE que por qualquer razão deixaram de comparecer à prova e não foram beneficiados por dispensa oficial, devem regularizar a situação sendo inscritos no ENADE 2014, no período de 04 a 26/06/2014.

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular de anos anteriores do ENADE, inscritos em 2014, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2014 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP.

O Questionário do Estudante, um dos instrumentos de coleta de informações do ENADE, tem o objetivo de colher informações sobre o perfil socioeconômico do estudante. O Questionário do Estudante é de participação obrigatória, sendo respondido eletronicamente, por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br, durante o período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014.

Ao primeiro acesso à página do INEP/MEC http://enade.inep.gov.br, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF, conforme orientação de preenchimento.

O preenchimento do Questionário é obrigatório e precedido da consulta do local de prova. As informações prestadas na pesquisa subsidiam estatisticamente o cálculo de indicadores educacionais do curso, portanto deve ser preenchido com atenção.

Ressalta-se que o não preenchimento do Questionário do Estudante implicará em situação de irregularidade junto ao ENADE 2014.

Para conhecer o local de prova o estudante deverá acessar o endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, no período de 21/10 a 23/11/2014, o Cartão de Identificação estará disponível logo após o preenchimento do Questionário do Estudante.

O Cartão de Informação do Estudante será disponibilizado, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, a partir de 21 de outubro a 23 de novembro, sendo impresso após o aluno responder ao Questionário do Estudante, que é de preenchimento obrigatório.

Os locais de prova serão determinados pelo INEP, constarão do Cartão de Informação do Estudante, não sendo permitido que o aluno faça a prova em outro local.

Como se preparar antes das provas:

  • Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nas principais avaliações do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.
  • Tire as dúvidas antecipadamente com o seu professor sobre as questões específicas do seu curso. Dúvidas na hora da prova só aumentam a ansiedade, o que será prejudicial nesse momento.

No dia do Exame

  • Procure controlar o tempo. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.
  • Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
  • Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez. Só mude a resposta se tiver certeza de que estava errada.
  • Preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito. Erro nesse momento é desastroso.
  • Inicie sua prova pelas questões discursivas, em seguida responda as objetivas.

Questões discursivas

  • Destine a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias. Para responder corretamente as questões discursivas, você deve:
    • Identificar claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando? Qual o assunto ou conteúdo envolvido? Atentar para o enunciado ou comando: compare, analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto etc. Fazer o que o enunciado pede é fundamental, estrutura inadequada muitas vezes acaba zerando a questão;
    • Associar a situação identificada a um conjunto de princípios, leis e generalizações que explicam ou solucionam o problema;
    • Identificar aspectos relevantes e secundários. Este certamente é um dos pontos fundamentais – e um dos mais difíceis – para bem responder a questões discursivas. Como há limitação de tempo e, sobretudo, de espaço (a questão só pode ser respondida dentro do espaço próprio a ela destinado), o aluno deve decidir quais aspectos da questão devem ser explicitados, quais podem apenas ser referidos ou mencionados e quais podem ser omitidos. A capacidade de avaliação e de discernimento do aluno, nesse julgamento, é crucial para a atribuição dos pontos ou conceitos, por parte do examinador;
    • Estabelecer um esquema ou estratégia de abordagem da situação: decidir os passos e caminhos a serem percorridos;
    • Formular a resposta na linguagem verbal ou simbólica adequada à situação, atentando para o vocabulário e terminologia técnica apropriada, observando as seguintes especificações: faça períodos curtos, pois os longos podem tornar o texto confuso e criar problemas de coesão e coerência;
    • o A clareza e a objetividade são itens muito importantes;
    • Evite a repetição e nada de gírias;
    • Corrigir o rascunho antes de passar a limpo é uma boa medida. Rasuras só no rascunho;
    • Responda as questões com tranquilidade, mas controle o seu tempo.

Questões objetivas

  • Faça, primeiramente, as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente, sem muita conta ou muito que pensar. Evite perder tempo com questões que você julgar difícil.
  • Deixe por último às questões objetivas que tenha dúvidas.
  • Elimine de início as alternativas que se mostrem estranhas ao assunto enfocado.
  • Busque as alternativas que apresentem maior coerência com o conteúdo cobrado.
  • 1. Enade

    • 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade?

      • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
      • Portaria Normativa nº. 8, de 14 de março de 2014 (Regulamenta o Enade 2014).
      • Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007 (Republicada em 29/12/2010).
    • 1.2. O Enade é obrigatório?

      Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se como componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.
    • 1.3. Qual o objetivo do Enade?

      O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
    • 1.4. Quais os instrumentos básicos do Enade?

      • A prova
      • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova
      • O questionário do(a) estudante e
      • O questionário do(a) coordenador(a) do curso
    • 1.5. Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?

      O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal.

    • 1.6. Quais as áreas já avaliadas pelo Enade?

      Em 2004:
       Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

      Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

      Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

      Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

      Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

      Em 2011:Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

      Em 2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo; cursos que conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais.

      Em 2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

    • 1.7. Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2014?

      Conforme a Portaria Normativa nº. 8, de 14 de março de 2014, serão avaliados pelo Enade 2014 os cursos que:

        • conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia;
        • conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química;
        • conferem diploma de licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Música e Pedagogia;
        • conferem diploma de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores;
        • conferem diploma de bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia e
        • conferem diploma de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
    • 1.8. Quando será realizado o Enade 2014?

      Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 23 de novembro de 2014, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação no Enade 2014 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

  • 2. Estudantes

    • 2.1. Quais os estudantes habilitados ao Enade 2014?

      Estão habilitados ao Enade 2014 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2014, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 23/11/2014.

    • 2.2. O que se entende por “Ingressantes”?

      Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período previsto no art. 9º, § 5º da Portaria Normativa nº. 8 de 14/03/2014.

    • 2.3. O que se entende por “Concluintes”?

      Os estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período previsto no art. 9º, § 5º da Portaria Normativa nº. 8 de 14/03/2014; já os estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período previsto no art. 9º, § 5º da Portaria Normativa nº. 8 de 14/03/2014.

    • 2.4. O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

      Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Em 2014, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 23/11/2014.

    • 2.5. Qual a situação do estudante habilitado que não foi selecionado no processo de amostragem?

      Em 2014 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade 2014 e inscritos pela respectiva Instituição de Educação Superior serão convocados para a prova.

    • 2.6. Como deve proceder o estudante selecionado em mais de um curso?

      O estudante poderá, eventualmente, acumular a dupla situação de concluinte em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2014. Nessa situação, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cartão de Informação do Estudante. Destaca-se que a situação de dupla graduação é reconhecida apenas quando verificada a dupla frequência a cursos avaliados pelo Enade 2014. Os estudantes em situação de dupla graduação, acumulando caracterização como ingressante e concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2014, não poderão optar por uma das avaliações, haja vista a dispensa da participação na prova na condição de ingressante, conforme Portaria Normativa nº. 8/2014. Nesse caso, a obrigação está restrita à situação de concluinte e, por essa razão, é descabida a opção por uma das provas.O Inep, após a aplicação das provas e o processamento da participação do estudante, registrará a situação de dupla graduação (na situação de concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2014) para o estudante, a partir da verificação de presença a uma das provas, conferindo situação de dispensa para o curso em que o estudante não tenha participado da prova na mesma condição de concluinte habilitado ao Enade 2014. A informação estará disponível por meio do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2014.

    • 2.7. Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

      O estudante concluinte habilitado ao Enade 2014 que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

    • 2.8. Quais os estudantes dispensados do Enade 2014?

      O art. 6º da Portaria Normativa nº. 8/2014 prevê, em seu § 2º, as situações de dispensa de estudantes junto ao Enade 2014. Os estudantes que se enquadram nestas situações não precisam ser inscritos para participar do Exame:”§ 2º Ficam dispensados do ENADE 2014: I – os estudantes dos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2014; e II – os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2014, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.”

    • 2.9. Qual a situação do estudante habilitado a participar do Enade que não foi inscrito pela sua instituição?

      Estudante não inscrito para participação no Enade não poderá participar do Exame. A IES é responsável pela inscrição do estudante habilitado, conforme § 6º do art. 5º da Lei nº. 10.861/2004 e art. 9º da Portaria Normativa nº. 8/2014. O estudante que se sentir prejudicado poderá fazê-la responder judicialmente pelo não cumprimento da legislação.Conforme disposto no art. 5º, § 7º da Lei nº. 10.861/2004, a não inscrição de alunos habilitados para participação no Enade, nos prazos estipulados na Portaria Normativa nº. 8/2014, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura pela IES de processo seletivo para os cursos referidos no artigo 1º desta Portaria Normativa.O estudante poderá consultar a sua inscrição, durante o período de 12 a 21 de agosto de 2014, por meio do endereço eletrônico portal.inep.gov.br e, caso necessário, solicitar à sua IES a regularização ou sua inscrição para participação no Enade 2014.

    • 2.10. O Questionário do Estudante é de participação obrigatória?

      O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

    • 2.11. Os estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores podem regularizar sua situação no Enade 2014?

      Conforme disposição do art. 8º da Portaria Normativa nº. 8, de 14 de março de 2014, os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao Enade deverão regularizar a situação sendo inscritos no Enade 2014.Serão considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o Exame, fora das hipóteses de dispensa referidas nos §§ 2o, 3o, 4o e 5o do artigo 33-G da Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação.Caberá às respectivas IES, no período de 04 a 20 de junho de 2014, a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

      Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular inscritos nos termos do art. 8º da Portaria Normativa nº. 8/2014 serão dispensados da prova a ser aplicada em 2014 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.

    • 2.12. Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?

      Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho. Observe, nesse caso, as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas. Importante lembrar que as informações prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua instituição de educação superior – IES no momento de sua inscrição no Enade (inclusive sem acentuação gráfica). Caso o sistema esteja apresentando inconsistência em relação aos dados informados, entre em contato com sua IES para esclarecimentos acerca das informações que a mesma cadastrou em seu nome. Após gerar senha é possível acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endereço eletrônico.Lembramos que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.

  • 3. Inscrições

    • 3.1. De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

      A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da nº. Lei 10.861/2004 e art. 9º da Portaria Normativa nº. 8/2014. Em 2014, a lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP, para consulta pública, durante o período de 12 a 21 de agosto de 2014. Neste período, os estudantes poderão solicitar junto à própria IES eventuais inclusões e/ou retificações em relação às inscrições efetuadas.

    • 3.2. Quando a IES receberá as informações para as inscrições no Enade 2014?

      A inscrição no Enade 2014 está dividida em dois momentos: inscrição de irregulares de anos anteriores (de 04 a 20 de junho de 2014) e inscrição de ingressantes e concluintes habilitados ao Enade 2014 (de 01 de julho a 08 de agosto de 2014).O Inep torna disponível por meio dos endereços eletrônicos (www.inep.gov.br e enade.inep.gov.br) as instruções e os instrumentos necessários às IES para o cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao Enade 2014, com destaque para a Portaria Normativa nº. 8/2014 e Manual do Enade 2014.

    • 3.3. Qual o período de inscrições no Enade 2014?

      O período de cadastramento eletrônico (inscrições) dos estudantes habilitados será:

      • de 04 a 20 de junho de 2014 – estudantes irregulares de anos anteriores;
      • de 01 de julho a 08 de agosto de 2014 – ingressantes e concluintes do ano letivo de 2014;
      • de 12 a 21 de agosto de 2014 – consulta pública à lista de inscritos pelas Instituições de Educação Superior e
      • de 12 a 29 de agosto de 2014 – período para inclusões e retificações por parte das IES.
    • 3.4. Quais os procedimentos preparatórios ao processo de inscrição?

      1. Identificação dos estudantes irregulares de anos anteriores e estudantes ingressantes e concluintes de 2014. Identificar, por meio do serviço de controle acadêmico, todos os estudantes em situação irregular junto ao Enade 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e/ou 2012 e 2013, desenvolvendo mecanismos operacionais que assegurem a cada estudante a atualização do seu cadastro pessoal. Identificar, também por meio do serviço de controle acadêmico, todos os possíveis concluintes e ingressantes habilitados ao Enade 2014.
      2. Atualização cadastral dos cursos de graduação junto ao Sistema e-Mec.
      3. Enquadramento dos cursos que possuam estudantes irregulares de anos anteriores ou habilitados ao Enade 2014 nas respectivas áreas de abrangência do Enade 2014, seguindo as orientações da Portaria Normativa nº. 8/2014, do Manual do Enade 2014 e as instruções divulgadas pelo Inep por meio dos endereços eletrônicos http://portal.inep.gov.br ehttp://enade.inep.gov.br.
      4. Processamento das Inscrições de estudantes irregulares (04 a 20 de junho) e de estudantes habilitados (01 de julho a 08 de agosto), seguindo as orientações da Portaria Normativa nº. 8/2014, do Manual do Enade 2014 e as instruções divulgadas pelo Inep por meio dos endereços eletrônicos http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br.
      5. Após a disponibilização da listagem de estudantes inscritos para consulta pública (12 a 21 de agosto), realizar o processamento das inclusões e/ou retificações identificadas pelos próprios estudantes.
    • 3.5. Qual o procedimento com relação ao estudante que trancou a matrícula ou está afastado da IES?

      O estudante que estiver vinculado ao curso, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da IES), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da IES e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo o TCC para concluir o curso.

    • 3.6. Quais os passos para proceder ao cadastramento eletrônico dos estudantes?

      O Inep disponibiliza, por meio dos endereços eletrônicos portal.inep.gov.br enade.inep.gov.br, as instruções e os instrumentos necessários às IES para o cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao Enade 2014.Além disso, o Manual do Enade 2014, disponível por meio do endereço eletrônico portal.inep.gov.br, descreve os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame.

    • 3.7. Qual o procedimento para seleção dos estudantes habilitados?

      O Enade 2014 será censitário, ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela IES serão submetidos ao Exame.

    • 3.8. Quando e como será divulgada a lista dos estudantes selecionados para o Enade 2014?

      Até o dia 19 de setembro de 2014, o Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade 2014 por meio da página da internet enade.inep.gov.br (restrita aos coordenadores de cursos). A IES é responsável pela ampla divulgação, junto ao próprio corpo discente, da lista de estudantes selecionados para o Enade 2014.

    • 3.9. Qual o local de prova (município) do estudante habilitado ao Enade 2014?

      A Portaria Normativa nº. 8/2014 determina que o estudante seja distribuído para a prova em observação ao município de funcionamento do próprio curso de graduação. Os estudantes de cursos oferecidos na modalidade de educação à distância serão alocados no município do polo de apoio presencial ao qual estejam vinculados, desde que o polo de apoio presencial esteja cadastrado no Sistema e-Mec até 27 de agosto de 2014.O mesmo dispositivo legal faculta a possibilidade de alteração de localidade de prova para estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e para estudantes da modalidade de educação à distância. A IES, durante o período de 12 a 29 de agosto de 2014, por meio da funcionalidade alteração de localidade de prova, poderá alterar a localidade de prova inicialmente atribuída ao estudante dentre as diversas opções de localidades de prova previstas para a respectiva área de abrangência no Enade 2014.Obs: A alteração da localidade de prova (município) é de responsabilidade exclusiva da Instituição de Educação Superior e só poderá ser efetuada por meio da página da internet enade.inep.gov.br durante o período de 12 a 29 de agosto de 2014.

    • 3.10. Quando e como serão divulgados os locais de prova?

      1. A Portaria Normativa nº. 8/2014 determina que a informação do local de prova seja sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, para fins de cumprimento da obrigatoriedade, instituída pela Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação. Assim, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da internet http://portal.inep.gov.br, durante o período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante.
      2. A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer, no local, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia). Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.
      3. Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília).
  • 4. Comissões Assessoras de Avaliação

    • 4.1. Quais as atribuições das Comissões Assessoras de Avaliação?

      Cabe ao presidente do Inep designar os professores que integrarão as Comissões Assessoras de Avaliação e suas atribuições e competências.As Comissões Assessoras de Avaliação são responsáveis pela definição das diretrizes e pela formulação das matrizes de prova que serão aplicadas no Enade 2014.

    • 4.2. Quando serão publicadas as diretrizes das provas aplicadas no Enade 2014 ?

      As diretrizes para as provas do Enade 2014 foram estabelecidas pelas Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral, que definiram competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada. As portarias que estabeleceram as diretrizes para o Enade 2014, por área e cursos superiores de tecnologia, estão disponíveis no site do Inep e poderão ser acessadas através do link: http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2014.

  • 5. Provas

    • 5.1. Quem aplica a prova?

      As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

    • 5.2. Qual o formato da prova?

      A prova é composta por 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

    • 5.3. Qual o peso das partes da prova?

      1. Formação Geral = 25%
      2. Componente Específico = 75%
    • 5.4. Qual o horário de realização da prova?

      Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15mim (horário oficial de Brasília) do dia 23 de novembro de 2014, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. O estudante somente poderá sair da sala após 1 hora do início da prova.A participação no Enade 2014 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença pode comprometer a regularidade junto ao Enade 2014.O estudante deverá conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando o horário estabelecido para sua apresentação – 12h15mim (horário oficial de Brasília). A tolerância para apresentação ao local de prova está restrita ao período das 12h15mim (horário oficial de Brasília) às 13 horas (horário oficial de Brasília), tendo como referência a hora local informada por companhia telefônica. Cabe ao estudante a observação e adequação às diferenças de horário em decorrência de fuso horário ou adoção do horário de verão na respectiva unidade da Federação.

  • 6. Resultados

    • 6.1. Quando será encaminhado o Relatório dos Estudantes em situação regular junto ao Enade 2014?

      Até o dia 16 de dezembro de 2014, o Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2014, por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br, que permitirá a IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação junto ao Enade.

    • 6.2. Como a IES acessa os Relatórios de Presença?

      Os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade estão disponíveis no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Relatório de Presença.Para acesso aos relatórios de presença das edições do Enade de 2004 a 2009, a IES deverá fornecer os códigos de IES, curso e habilitação, além do CPF do coordenador da habilitação, conforme cadastro no SiedSup. Para acesso aos relatórios do Enade 2010 e subsequentes, a IES deverá fornecer os códigos de IES e curso, além do CPF do coordenador do curso, conforme cadastro no e-MEC.

    • 6.3. Como é calculado o Conceito do Curso (Conceito Enade)?

      O Conceito Enade é calculado para cada curso, tendo como unidade de observação a instituição de ensino superior – IES, o município da sede do curso e a área de avaliação.A Nota Enade do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%.O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo 1 o resultado mais baixo e 5 o melhor resultado possível na área. Para mais informações, acesse as notas técnicas disponíveis em:http://portal.inep.gov.br/enade/notas-tecnicas.

    • 6.4. Por que o Curso está Sem Conceito (SC) no “Conceito Enade”?

      O Curso fica sem conceito Enade (SC) quando não reúne condições que possam estabelecer o cálculo do mesmo. Como exemplo, pode-se citar os casos em que menos de dois estudantes concluintes selecionados participam da prova. Para mais informações, acesse as notas técnicas disponíveis em:http://portal.inep.gov.br/enade/notas-tecnicas.

    • 6.5. Quais os resultados e relatórios produzidos a partir do Enade?

      1. Boletim de Desempenho do Estudante
      2. Relatório do Curso
      3. Relatório da Área
      4. Relatório da Instituição
      5. Resumo Técnico
    • 6.6. Onde posso encontrar os Relatórios produzidos a partir do Enade?

      Na página do Inep http://portal.inep.gov.br , no menu correspondente ao Enade estão disponíveis todos os relatórios produzidos a partir da aplicação do Exame.