GEIA



Inscreva-se

A Faculdade ESUDA, com o objetivo de atender a demanda do ensino, da pesquisa e da extensão, criou o GEIA – Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica com a finalidade de promover o diálogo científico entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

 

Ao GEIA compete a gestão e a realização dos seguintes objetivos:
Fortalecer e valorizar ações de Iniciação Científica na Instituição
Sistematizar e valorizar a prática de Monitoria entre os estudantes dos diversos Cursos de Graduação
Fomentar e incentivar as atividades de Extensão em seus diversos formatos
Oportunizar a divulgação do conhecimento acadêmico e científico através de Publicações sistemáticas

O GEIA é um grupo formado por membros da Instituição, todos com título de Doutorado e/ou Mestrado, além vasta e comprovada experiência no campo do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento acadêmico

Professores Gestores do GEIA

Drª. Mª de Fátima B. Costa (Coordenadora do GEIA):

Licenciatura e bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Letras também pela UFPE onde atualmente cursa o pós-doutorado em Filosofia. Tem experiência em docência nas áreas de Filosofia, Estética, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, História da Arte, Filosofia e Subjetividade, Cultura, História da Moda, Criação de Figurino, Hermenêutica , Ética e Teatro.

Drª Aline Mendes Lacerda:

Aline Mendes Lacerda se formou em Psicologia (2006) , é Mestre em Psicologia Social (2006 – 2008) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Doutora em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência nas áreas de Neurociências (Neurofisiologia, Neuropsiquiatria, Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Psicopatologia), Metodologia Científica e Processos Psicológicos Básicos.

Drª Betânia Maciel:

Possui Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP (2002), mestrado profissionalizante Master em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Université de Sherbrooke, Canadá (1994), especialização em associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em metodologia de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local.

O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da Faculdade ESUDA tem por objetivo possibilitar ao estudante de graduação, o desenvolvimento de um pensamento científico (crítico, reflexivo e criativo), através da aprendizagem orientada de métodos e técnicas de pesquisa. As atividades são orientadas por professores–pesquisadores da instituição.

O estudante da ESUDA poderá se vincular ao PROGRAMA através de uma seleção anual. Uma vez aprovado, participará das pesquisas ligadas aos projetos dos professores pesquisadores. Ao ser selecionado, o estudante poderá receber uma bolsa de incentivo oferecida pela Faculdade, a depender das exigências do Edital e do número de bolsas disponíveis.

O Edital do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA é lançado anualmente e as pesquisas devem ser desenvolvidas neste período – o que não impede que os professores-pesquisadores ampliem por mais tempo o desenvolvimento de seus trabalhos, bastando para isso que, a cada ano, refaçam a inscrição dos seus projetos de pesquisa no Programa.

Áreas de Pesquisa do Programa de Iniciação Científica

Com o objetivo de estabelecer relações de diálogos interdisciplinares entre os cursos que formam a Graduação da Faculdade ESUDA, apresentamos as Áreas de Pesquisa com as quais iremos trabalhar no Programa de Iniciação Científica/2015:

Área 1: Arquitetura e diálogos urbanos

Esta área de pesquisa tem por objetivo estudar a questão urbana sob diferentes perspectivas: arquitetônica, urbanística, paisagística, econômica, social, cultural, da sustentabilidade e da conservação urbana, etc. Caracteriza-se por fomentar a criação de ideias, a elaboração de estudos e projetos urbanos com múltiplos olhares sobre as cidades e suas diversas escalas.

Quadro de professores e estudantes da vigência 2018

PROFESSORES PESQUISADORES TEMA DO PROJETO ALUNOS de IC
BETÂNIA MACIEL DE ARAÚJO Grupos Vulneráveis e Inclusão Social: estudo da ocupação das praças e monumentos na cidade do Recife. CIRLEIDE DOS SANTOS TAVARES DA SILVA

DANIELLY MUNIQUE PIMENTA CAVALCANTI

MARIA JULIETE GALVÃO DA SILVA

JÉSSICA GABRIELE BARBOSA DE ANDRADE

CAUÊH CASTRO NORATO Formulação de um método de avaliação quanto ao Índice de Qualidade Urbana do Ambiente Construído, fundamentado em premissas de acessibilidade e mobilidade. Utilizando-se como estudo de caso a cidade do Recife-PE. ADRIANE MORAIS SALES
EUDES DE ARIMATÉA ROCHA A utilização do Poli-tereftalato de etileno (PET) na construção de casas populares. CARLA MARIA WANDERLEY RAMOS

RODRIGO LOPES MOURA

RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR Inteligência artificial; voltada para Arquitetura na cidade do Recife e os tipos de emergência (complexidade) realizados pelos usuários. CECÍLIA ARAÚJO DE QUEIROZ

JOÃO CARLOS QUINTINO DA SILVA JÚNIOR

MATHAUS SILVA RAMOS

WALESKA MENDES SANTO

ROBERTO SARMENTO DA SILVEIRA JÚNIOR Habitação social em áreas urbanas remanescentes da cidade formal ALICE LEAL LINS

LETICIA NERY VIEIRA DE ARRUDA

KAMYLA EDUARDA ALVES DE BARROS

NORMANDIA REGIS BARROS

Área 2: Estudos Multidisciplinares

Esta área de pesquisa tem por objetivo estudar as questões humanas a partir de diversas perspectivas: psicológicas, políticas, sociais, econômicas, de saúde, etc. Caracteriza-se por possibilitar reflexões abrangentes e interdisciplinares sobre temáticas importantes para as sociedades contemporâneas.

Quadro de professores e estudantes da vigência 2018

PROFESSORES PESQUISADORES TEMA DO PROJETO ALUNOS de IC
MARIA DE FÁTIMA BATISTA COSTA Sobre o amor e a morte: um estudo fenomenológico a partir de Martin Heidegger ANA DÉBORA INÁCIO DA SILVA

ROSINETE MARQUES SOARES FERREIRA DA SILVA

MARCILENE CRISTINA DA SILVA

CÍCERA MARIA DA ROCHA OLIVEIRA

PETROS BERGOLEON DE MEDEIROS FARIAS

RENATA FABRÍCIA RAMOS CHAGAS

VÍVIAN SILVA Violência contra a mulher a partir dos dados do fórum brasileiro de segurança pública na perspectiva da Sociologia do Corpo THAÍS CRISTINE MONTENEGRO FONSECA

ÍTALO FERNANDO DOS SANTOS PEREIRA

NATHÁLIA KARLA SOUZA CAVALCANTI

 

Área 3: Negócios

Esta área de pesquisa tem por objetivo abranger a área de negócios em sua amplitude, especialmente as Ciências Contábeis, a Economia e a Administração, visando compreender os problemas do vasto mundo dos negócios e da gestão.

Quadro de professores e estudantes da vigência 2018

PROFESSORES PESQUISADORES TEMA DO PROJETO ALUNOS de IC
ARTUR GILBERTO GARCÉA DE LACERDA ROCHA História fiscal de Pernambuco em tempos do Império JÉSSIKA PEREIRA DE FREITAS

YRATANY PESSOA DE PINHO BORGES GOMES

BRUNA GABRIELA DIAS MANGUEIRA

BRUNO SÉRGIO DA SILVA SOUZA

 

Área 4: Psicologia, subjetividade, saúde e processos educacionais

Esta área de pesquisa tem por objetivo estudar as inquietações do homem no mundo contemporâneo, a ampliação na noção de saúde, questões de interesse da sociedade, abrangendo aspectos tanto fisiológicos, como psicossociais, psicossomáticos, ou aplicados a áreas de conhecimento especificas como saúde e educação, neurociências e sociedade, envelhecimento, saúde mental, estresse urbano, etc.

Quadro de professores e estudantes da vigência 2018

PROFESSORES PESQUISADORES TEMA DO PROJETO ALUNOS de IC
DAYSE MARIA VASCONCELOS DE DEUS Proposta para re-habilitação de memória em indivíduos com Distúrbios Neurocognitivos associados ao HIV. CRISTIANE CORDEIRO POSSAS
JOSÉ ARTURO COSTA ESCOBAR As mães e o dilema da maconha medicinal; alternativas de sofrimento e alívio de casos de uso medicinal da maconha FERNANDA AURÉLIA DO NASCIMENTO. BARBOSA DE SOUZA

MARÍLIA INÊS SILVA DE OLIVEIRA

RAYANE ALEXSANDRA MANSO NASCIMENTO

ALEF SILVA DE OLIVEIRA

MAYARA ALINE DAS CHAGAS FERREIRA

JULIANA CRISTINA TEIXEIRA BARBOSA

PEDRO PAULO VIANA FIGUEIREDO Discursos sobre automutilação em adolescentes. ALICE RODRIGUES SOARES

CYBELLE MACENA DE ARAÚJO

EVERSON SERCUNDES DE LIRA

HENRIQUE LANDIM SANTOS

PATRÍCIA RAFAELLY B. MAGALHÃES

ROSEMBERG CAVALCANTI BELÉM Discursos sobre automutilação em adolescentes e educadores. HEIDY DOUBERIN NILO DA SILVA

KAROLLAYNNE ALVES PESSOA

LUIZ FELIPE FIGUEIREDO ARAÚJO

Entendendo a relevância de sistematizar e valorizar a prática da Monitoria entre os estudantes dos diversos Cursos de Graduação, foi estabelecido o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA da Faculdade ESUDA com o compromisso de promover a iniciação na prática docente, apoiando e incentivando a interação entre alunos e professores.

A prática da Monitoria é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o senso de responsabilidade profissional e a autonomia, constituídos a partir da cooperação com professores e com colegas em processo de formação.

Para se vincular ao PROGRAMA DE MONITORIA, o estudante da ESUDA deverá ser recomendado pelo professor da disciplina (para a qual pretende ser monitor), e passar por um processo de seleção detalhado no Edital do semestre. Ao ser selecionado, o estudante poderá receber uma bolsa de incentivo oferecida pela Faculdade, a depender das exigências do edital e do número de bolsas disponíveis.

Quadro de estudantes de Monitoria 2018.1

ARQUITETURA E URBANISMO Nome do aluno Disciplina Professor
VALDIR JOSÉ DA SILVA RAMOS Geoprocessamento DIOGO CAVALCANTI GALVÃO
AGNI GARCIA DE SOUZA Intervenções em Sítios Históricos MARCOS ASSIS PESSOA DE LIMA
JOSÉ AUGUSTO ALVES NETO Geometria Descritiva RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR
YASMIN TORRES FRANÇA Topografia RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR
EDUARDA FREITAS MOREIRA

JOELMA BARBOSA DE MELO

Geometria Gráfica Bidimensional RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR
WALESKA MENDES SANTOS Desenho Arquitetônico 1 RENATA ESKINAZI LEÇA
JESSYCA RAMOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

JIMENE TAVARES DE OLIVEIRA

JONATAS FERREIRA DO NASCIMENTO

Desenho Artístico RENATA ESKINAZI LEÇA
DANIELLY MUNIQUE PIMENTA Paisagismo UBIRAJARA FERREIRA PAZ

 

PSICOLOGIA Nome do aluno Disciplina Professor
ALAN ALVES DO NASCIMENTO

GABRIELLE OLIVEIRA EVANGELISTA

VICTOR SOARES DA SILVA

Psicopatologia I ÂNGELA FERNANDES BAÍA
MANUELA BERNARDINO LEDO

MIBBSAN DE SOUZA SANTOS

Neuroanatomia DAYSE MARIA VASCONCELOS DE DEUS
MARÍLIA ISABELA DE OLIVEIRA MACIEL CURSINO

THAIS CRISTINE MONTENEGRO FONSECA

Bioestatística JOSÉ ARTURO COSTA ESCOBAR
ANA PAULA DE OLIVEIRA

ELISA LARISSA PEREIRA CRUZ

HENRIQUE LANDIM SANTOS

LUIZ FELIPE FIGUEIREDO ARAÚJO

MARÍLIA INÊS SILVA DE OLIVEIRA

MARLUCE MARIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

MAYARA ALINE FERREIRA

Serviço de Plantão psicológico MARIA CLÁUDIA PONTUAL PERES
MARCILENE CRISTINA DA SILVA TCC I ROSÂNGELA NIETO DE ALBUQUERQUE

 

Ciências Contábeis

Administração

Ciências Econômicas

Nome do aluno Disciplina Professor
LILIANE OLIVEIRA MACEDO Métodos Quantitativos MILSON DE SOUZA LIRA

A extensão acadêmica promove a interlocução direta entre a comunidade acadêmica (Alunos, Professores, Funcionários) e a comunidade externa, ou seja, a sociedade como um todo, tendo por objetivo o diálogo e a transformação social.

Constituem atividades de extensão:

  • palestras;
  • simpósios;
  • grupo de estudo;
  • publicação em revistas e livros;
  • participação em congressos e atividades científicas e culturais diversas, etc.
Programas Projetos Cursos Eventos Prestação de serviço

Essas atividades são contínuas e podem ser propostas ao longo de todo o período letivo, devendo ser inscritas a partir do preenchimento do Formulário de Registro de Atividades de Extensão na página do GEIA

Submissão de proposta

HUM@NAE é uma revista eletrônica semestral, de caráter científico, orientada para o debate sobre questões do mundo contemporâneo.

Para a submissão de artigos para nossa revista, os autores deverão ler as instruções que constam no endereço eletrônico: www.humanae.esuda.com.br e segui-las rigorosamente.

Atualmente contamos com a professora Betania Maciel como Editora Executiva da HUM@NAE e com os seguintes membros no Comitê e no Conselho Editorial:

COMITÊ EDITORIAL
Profa. Dra. Aline Mendes Lacerda Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil
Profa. Dra. Betania Maciel Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil
Profa. Dra. Mª de Fátima B. Costa Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil
CONSELHO EDITORIAL
Prof. PhD Joseph Straubhaar Universidade do Texas, Estados Unidos da América do Norte
Prof. Dr. Isaac Epstein Universidade de São Paulo, Brasil
Profa. Dra. Irenilda de Souza Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
Profa. Dra. Maria Érica Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Profa. Dra. Marie Claude Fourment Aptekman Université Paris 13, França
Prof. Dr. Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Prof. Dr. Miguel Angel Quintanilla Fisac Universidade de Salamanca, Espanha
Prof. Dr. Octávio Islas Instituto Tecnológico de Monterrey, México
Profa. Dra. Regina Glória Nunes Andrade Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
Prof PhD Renato Endrizzi Sabbatini Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, Brasil
Prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

 

IC – INICIAÇÃO CIENTÍFICA
EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – 2019.1

Candidatura de Professores

Candidatura de Alunos

 

MONITORIA
EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA – 2019.1

Candidatura de Professores

Candidatura de Alunos
Modelo de Relatório Semestral de Atividades do Programa de Monitoria