Institucional

Diretoria Atual da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE)

DIRETOR GERAL: WILSON JOSÉ MACEDO BARRETTO
DIRETOR ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO: OSÓRIO MACEDO BARRETTO
DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO: WILSON JOSÉ MOURA BARRETTO
PROCURADORA INSTITUCIONAL: CLAÚDIA ELISABETE MOURA BARRETTO

 

A Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, instituição educacional de ensino superior, de natureza privada, sintonizada com a necessidade de desenvolvimento da educação nacional; define a qualidade educacional* como a perspectiva prioritária de contribuição da ciência para o exercício cidadão. Nessa perspectiva, propõe-se a oferecer à sociedade cursos de formação profissional que garantam a competência e as habilidades exigidas aos profissionais da contemporaneidade e, simultaneamente, favoreçam as aprendizagens que promovem a inserção cidadã. Com essa referência fundamental, conjuga valores e técnica à proposta acadêmica e atribui aos princípios da ética e à excelência nas ações que desenvolvem a postura científica, como os eixos de seus programas de formação profissional nas várias habilitações.

A ESUDA objetiva, em seus cursos de graduação e pós-graduação, qualificar os discentes para que possam ingressar com competência técnica e humanística no mercado de trabalho, permitindo-lhes transitar pela sua área profissional com conhecimentos e habilidades e, ao mesmo tempo, imprimindo um sentido empreendedor e emancipatório na ação profissional. Nessa direção, o planejamento e a gestão institucionais se modelam para o atendimento amplo desse enfoque de formação.

A Faculdade ESUDA, ao longo dessa trajetória de quatro décadas, vem, progressivamente, ampliando o sentido da qualidade de ensino oferecida nos seus cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia, Design de Interiores, Gestão Comercial, Serviço Social e Redes de Computadores; Cursos de Pós-Graduação – Especialização (Lato Sensu); e MBA’s conectada à qualificação do corpo docente ou à qualidade de ensino ao desenho atual do ensino superior, a fim de buscar uma linha de ação educativa inovadora.

A valorização da pessoa humana e a visão de dignidade voltadas para o fazer profissional são marcas associadas à formação profissional com o domínio dos campos da ciência e das tecnologias. Essa conjugação mobiliza a estruturação da gestão e da organização didático-pedagógica com competência, criatividade e inovação diante das exigências dos complexos arranjos da contemporaneidade, ao mesmo tempo que objetiva o atendimento que corresponda aos interesses sociais da região.

*A qualidade educacional é entendida como um complexo processo em que se tece, coletivamente, no âmbito acadêmico e na articulação com as demandas sociais, um campo de concepções, ações e estratégias político-pedagógicas na intenção desafiadora de oferecer uma formação acadêmica com qualidade social.

Missão

Educar e preparar pessoas motivadas para que se tornem líderes e profissionais de sucesso em suas respectivas áreas de atuação, com sólidos princípios éticos, contribuindo para a plena formação cidadã e para o desenvolvimento social e econômico da região.

Visão

A busca permanente pela excelência na formação de cidadãos e profissionais, com sólidos conhecimentos e princípios éticos.

MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO RECIFENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA.