O conteúdo deste site é acessível em libras usando a ferramenta

VLibras

Especialização em Estratégias de Ação Psicossocial

Duração:

Na modalidade Presencial Convencional (em sala física), este curso tem duração de 1 ano e meio, com aulas quinzenais aos sábados, das 08h às 18h.

Na modalidade Presencial Conectada (em sala virtual - mas não é EAD), este curso tem duração de 5 meses, com aulas semanais de segunda a quinta, das 18h às 22h.

Em ambas as modalidades as aulas são presenciais e a carga horária total do curso é de 360 horas, possuem a mesma estrutura curricular (18 disciplinas) e são abordados os mesmos conteúdos. A diferença é que na Modalidade Presencial Convencional as aulas são realizadas em salas físicas enquanto que na Modalidade Presencial Conectada as aulas são transmitidas pela Internet em tempo real em salas virtuais e os alunos as assistem pelo computador ou pelo celular.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional.


Mensalidade:

Na modalidade Presencial Convencional: 22 x R$ 248,00 exclusivamente no boleto.

Na modalidade Presencial Conectada:
10 x R$ 269,50 no cartão de crédito
.

Valores já com 20% de desconto para ex-alunos ou colaboradores de organizações conveniadas e seus parentes diretos.
*Consultar sobre como se conveniar e sobre outros planos de pagamentos e descontos com a Coordenação do Curso.



Nome do Coordenador:
Prof. Celso Severo da Silva

Email do Coordenador:
celsosevero@esuda.edu.br

Telefone do Coordenador:
(81) 9.9679-1051

CATEGORIA:
Especialização

O curso de Especialização em Estratégias de Ação Psicossocial  pretende aperfeiçoar as competências profissionais relacionadas à dimensão técnico-operativa. Desta forma, a proposta do curso é articular essa importante dimensão do “fazer profissional” com aquelas que fundamentam a orientação crítica e emancipatória: as dimensões teórico-metodológica e ético-política. Neste sentido, esse programa de especialização criará espaços de ensino-aprendizagem para os profissionais voltados: ao uso, análise, criação e inovação dos instrumentais, técnicas e rotinas profissionais nos diferentes espaços sócio ocupacionais: saúde, assistência social, ONGs, Gestão de Políticas Públicas, empresas privadas, habitação, programas e projetos sociais, etc.

Para isto, os objetivos deste curso são:

– Resgatar os valores críticos da cultura profissional diante dos desafios do cotidiano

profissional;

– Trabalhar as diversas racionalidades que fundamentam o trabalho profissional: razão

instrumental, razão formal-abstrata e razão emancipatória;

– Aprofundar o conhecimento sobre os principais instrumentos, técnicas e ferramentas da

ação profissional;

– Desenvolver competências operacionais e interventivas que promovam a materialização

de direitos e democratização dos serviços sociais;

– Capacitar profissionais para o planejamento de atividades profissionais em contextos

profissionais diversos;

– Explorar o universo de instrumentais e técnicas profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em políticas e serviços sociais.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

– Proposta pedagógica completamente diferenciada e inédita.
– Disciplinas específicas, extremamente atualizadas e práticas.
– 20% de desconto para funcionários de empresas conveniadas.
– Excelente localização, fácil acesso e amplo estacionamento.
– Professores mestres e doutores e com ampla experiência profissional.
– Utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem.
– Único curso do mercado local voltado à dimensão técnico-operativa.
– O curso é 100% presencial.

MODALIDADES

Este curso é 100% presencial, tanto na Modalidade Convencional quanto na Modalidade Conectada.

Na modalidade Presencial Convencional as aulas são realizadas em sala física e o curso tem a duração de 1 ano e meio, com aulas quinzenais aos sábados, das 08h às 18h.

Na modalidade Presencial Conectada as aulas são realizadas em sala virtual – mas não é EAD, e o curso tem a duração de 5 meses, com aulas semanais de segunda a quinta, das 18h às 22h. As aulas são transmitidas pela Internet em tempo real e os alunos as assistem pelo computador ou pelo celular.

Em ambas as modalidades as aulas são presenciais e a carga horária total do curso é de 360 horas. Ambas possuem a mesma estrutura curricular (18 disciplinas) e são abordados exatamente os mesmos conteúdos.

Não existe modalidade melhor nem pior, uma vez que os conteúdos abordados são exatamente os mesmos, e sim a sua preferência entre realizar o curso durante a semana em menos tempo (em 5 meses) ou quinzenalmente aos sábados, de forma mais cadenciada (em 1 ano e meio).

A Modalidade Conectada não tem absolutamente nada a ver com EAD pois as aulas são ministradas pelos Professores das disciplinas (e não por tutores) e os alunos as assistem em tempo real, no conforto de suas casas (pelo computador) ou onde quiserem (pelo celular), como se estivessem assistindo dentro da sala de aula física, da seguinte forma:

– Visualização do professor e dos slides enquanto ele ministra e explica a aula em tempo real;

– Possibilidade de intervenção do aluno a qualquer momento para esclarecimento de dúvidas com o Professor ou fazer perguntas e comentários em tempo real;

– Além de ver, ouvir e interagir com o Professor, os alunos podem ver, ouvir e interagir também com os demais colegas de sala, realizar e compartilhar trabalhos e atividades em grupo com eles de forma colaborativa, em tempo real;

– Possibilidade de assistir aulas com renomados Professores que estão fazendo pós-doutorado ou pesquisas em outros países;

– Acesso à Sala de Aula pelo computador ou pelo celular, como preferir, com apenas alguns cliques e acesso a todos os materiais de aula disponibilizados pelos Professores;

Espaço ilimitado no Gmail e no Google Drive;

– Possibilidade de gravação das aulas que são realizadas em tempo real para assisti-las posteriormente quantas vezes quiser.

Ou seja, a Modalidade Presencial Conectada NÃO É EAD (Educação a Distância), pois EAD é completamente diferente.

ATENÇÃO: Você pode transferir o seu curso da Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente reconhecida pelo MEC onde você estuda ou estudava para a Faculdade ESUDA sem nenhum problema, e todas as disciplinas equivalentes em conteúdo e carga horária serão dispensadas tanto academicamente quanto financeiramente, mas após iniciar o curso na ESUDA não será permitido migrar de uma modalidade para a outra pois não há aproveitamento de disciplinas da modalidade Presencial Convencional para a Modalidade Conectada e vice-versa.

PROGRAMAS E DESCONTOS

Com o “Programa Quem Indica Amigo É!” na modalidade Presencial Convencional, quando você indica uma pessoa que também se matricula em um curso de Pós-Graduação da ESUDA, tanto você quanto ela ganham uma mensalidade grátis! E você vai ganhando mais mensalidades grátis para cada pessoa que você indicar e que também se matricular! Na modalidade Presencial Conectada, ambos vão ganhando descontos de 50% ou 25% em mensalidades, dependendo da forma de pagamento escolhida por cada um (em 10x ou 5x, respectivamente).

O Concurso Bolsas 100% Pós-Graduação é uma prova (opcional) que é realizada em cada semestre. Os conteúdos da prova são de Português (acentuação, ortografia…), Raciocínio Lógico e uma Redação, onde os primeiros colocados ganham bolsas de até 100% dependendo da colocação na prova.
Para participar do Concurso Bolsas 100% Pós-Graduação basta se matricular no curso desejado.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Os contatos (e-mail e fone/whatsapp) da Coordenação ficam na parte verde desta página, logo abaixo do botão Matriz Curricular (que mostra as disciplinas do curso).

Caso ainda reste alguma dúvida após ler todas essas informações, não hesite em entrar em contato com a Coordenação.

É facultado à Instituição o adiamento do início das aulas caso até a data prevista para o início a turma ainda não tenha atingido o número mínimo de 20 (vinte) alunos(as) matriculados(as). Portanto, para evitar adiamentos indesejados, é muito importante que após fazer a inscrição clicando no botão mais abaixo você preste bastante atenção ao período de matrícula, ressaltando que, em caso de desistência antes do início das aulas, seja por um eventual adiamento ou por qualquer outro motivo que você não precisará explicar, o valor pago será devolvido integralmente, sem cobrança de nenhuma taxa administrativa ou algo neste sentido. Isto é um dos vários compromissos que a ESUDA assume com todos os seus alunos!

Segue abaixo a documentação necessária para efetuar a sua inscrição e que você deverá enviar através do Formulário Eletrônico ao clicar no botão mais abaixo:

– Curriculum vitae (opcional)

– 1 foto 3×4 recente

– Cópia do comprovante de residência

– Cópia do CPF

– Cópia do RG ou da Carteira de Habilitação

– Cópia do Título de Eleitor

– Cópia do Histórico Escolar da Graduação

– Cópia do Diploma ou Certificado de Colação de Grau

A titulação deste curso fica condicionada à entrega pelo aluno de cópia autenticada do diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, antes da conclusão deste curso.

INÍCIO DAS AULAS

Na Modalidade Presencial Convencional: 24/10/2020

Na modalidade Presencial Conectada: 26/10/2020

PERÍODO PARA A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

Na Modalidade Presencial Convencional: Aguardando autorização da Direção.

Na Modalidade Presencial Conectada: Aguardando autorização da Direção.

ATENÇÃO: NÃO HÁ MATRÍCULAS PARA RETARDATÁRIOS!

Quando o período para a efetivação da matrícula acima informado muda de “Aguardando autorização da Direção” para “De dd/mm/aaaa até dd/mm/aaaa“, o aluno que não efetuar a matrícula dentro deste período terá que aguardar o início da próxima turma do próximo semestre.

FILTRO:
Escolher outro curso

MERCADO DE TRABALHO

Cada vez mais, o mercado de trabalho demanda por profissionais qualificados no intuito de contribuir para a formulação de políticas públicas sociais e atuar no processo de organização e mobilização da sociedade civil, com a finalidade de solucionar problemas e promover o pleno exercício da cidadania.
O mercado é diversificado e exige um profissional criativo e propositivo diante dos desafios enfrentados no cotidiano profissional, fazendo-se necessário uma melhor qualificação no que diz respeito a dimensão técnica-operativa. Os profissionais têm sido solicitados principalmente em orgãos públicos, mas também está presente em escolas, empresas, ONGs, hospitais, varas da infância e da juventude, ILPIs, associações e consultorias. A demanda por profissionais no âmbito social está crescendo e a área que registra maior crescimento é a de saúde, seguida da área de políticas de assistência social.

RAMOS DE ATUAÇÃO

  • Os espaços profissionais daqueles que atuam na questão social situam-se nas áreas das políticas sociais públicas e privadas, ou seja, é requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Atua prioritariamente no tripé Assistência, Saúde e Previdência que compõem a Seguridade Social. Está presente também em ações relacionadas às políticas direcionadas aos segmentos populacionais: criança, adolescente, idoso, mulher, negro e índio.
  • Algumas áreas e instituições de atuação:
  • a) Assistência Social Pública: Órgãos de Bem Estar Social; Secretarias Municipais ou Estaduais de Assistência Social, Centros de Atendimento à população em situação de risco social (crianças, adolescentes, idosos, migrantes);
  • b) Saúde pública e privada: Secretarias de Saúde, Unidades Regionais de Saúde, Centro de Saúde, Hospitais, Clínicas, Ambulatórios;
  • c) Previdência Social: órgãos da previdência social pública ou privada em nível federal, estadual e municipal;
  • d) Área Empresarial: indústrias, empresas públicas e privadas, órgãos patronais de Serviço Social (SESC, SESI e SSR);
  • e) Habitação: Órgãos de financiamento e planejamento habitacional, companhias e cooperativas habitacionais;
  • f) Educação: Secretarias de Educação, escolas públicas e particulares, centros de educação especial, Centros de readaptação de crianças, Universidades;
  • g) Área sócio-jurídica: Secretarias de Segurança Pública, Delegacias, Forças Armadas, Penitenciárias; Tribunais de Justiça, Promotorias, Defensorias Públicas e Serviços de Assistência Jurídica;
  • h) Movimentos Sociais Populares: Associação de bairros e/ou moradores, movimentos populares; comunidade de base, núcleos de produção comunitária e cooperativas;
  • i) Terceiro Setor: Organizações Não-Governamentais;
  • j) Conselhos de Políticas Públicas:, Conselhos de Saúde, Conselhos da Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselhos de Idosos;
  • k) Ensino e Pesquisa: ensino dos conteúdos específicos e supervisão de estágios e desenvolvimento de pesquisas.

Cargos Relacionados

  • Coordenador de Programas, Projetos e Ações Sociais
  • Assistente Sociais
  • Pedagogos
  • Psicólogos
  • Advogados
  • Profissionais da Atenção Básica da Saúde
  • Profissionais da Atenção Básica da Assistência
  • Profissionais do Campo da Habitação
  • Profissionais das Diversas Políticas Sociais
  • Demais profissionais que atuam em áreas afins

Média Salarial

  • R$ 2.500,00 a R$.12.000,00