O conteúdo deste site é acessível em libras usando a ferramenta

VLibras

Especialização em Psicossomática Clínica

Duração:

Na modalidade Presencial Convencional (em sala física), este curso tem duração de 1 ano e meio, com aulas quinzenais aos sábados, das 08h às 18h.

Na modalidade Presencial Conectada (em sala virtual - mas não é EAD), este curso tem duração de 5 meses, com aulas semanais de segunda a quinta, das 18h às 22h.

Em ambas as modalidades as aulas são presenciais e a carga horária total do curso é de 360 horas, possuem a mesma estrutura curricular (18 disciplinas) e são abordados os mesmos conteúdos. A diferença é que na Modalidade Presencial Convencional as aulas são realizadas em salas físicas enquanto que na Modalidade Presencial Conectada as aulas são transmitidas pela Internet em tempo real em salas virtuais e os alunos as assistem pelo computador ou pelo celular.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional.


Mensalidade:

Na modalidade Presencial Convencional: 22 x R$ 248,00 exclusivamente no boleto.

Na modalidade Presencial Conectada:
10 x R$ 269,50 no cartão de crédito
.

Valores já com 20% de desconto para ex-alunos ou colaboradores de organizações conveniadas e seus parentes diretos.
*Consultar sobre como se conveniar e sobre outros planos de pagamentos e descontos com a Coordenação do Curso.



Nome do Coordenador:
Adriana da Silva Dantas

Email do Coordenador:
drikadantas2007@hotmail.com

Telefone do Coordenador:
(81) 9.8753-0928

CATEGORIA:
Especialização

A medicina psicossomática corresponde a um estudo das relações mente-corpo, com ênfase na explicação psicológica das patologias, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem psicológica dos sintomas corporais. Ao longo do século XX, surgiram várias formas de explicar fenômenos corporais tidos como psicossomáticos.

É certo dizer que a psicossomática continua uma incógnita para muitos, sendo que a postura mais adequada dos profissionais da área da saúde que dedicam seu tempo e cuidado aos pacientes somatizadores é aquela que segue acompanhada de um olhar bio-psico-histórico-social e interdisciplinar; de modo que tal postura pode levar o nome de postura psicossomática. Entende-se, portanto, que se faz necessário um olhar diferenciado dos profissionais que lidam de maneira direta com os pacientes somatizadores, de forma a entender a história do indivíduo em todos os contextos, tendo um olhar para sua totalidade.
Seguindo este raciocínio todo doente psicossomático apresenta uma sintomatologia que tem substrato orgânico, que é o resultado (porta-voz) do estado emocional. Desta forma, fica claro que a medicina psicossomática enfatiza que corpo e alma não são elementos separados, mas há uma complexa combinação de ambos.

A falta de preparo e de conhecimento dos profissionais da área da saúde tem sido um agravante no que diz respeito às manifestações psicossomáticas, pela falta de um aporte teórico e prático durante a sua formação. Faz-se necessário que os profissionais estejam sempre buscando novos conhecimentos para se aprimorarem em sua área e principalmente no modo de ver o paciente, considerando sua totalidade.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

– Professores com título de mestrado e doutorado e vasta experiência no mercado;
– Convênios com instituições públicas e privadas;
– Uso de metodologias ativas;
– Uso de recursos tecnológicos para acompanhamento dos alunos.

MODALIDADES

Este curso é 100% presencial, tanto na Modalidade Convencional quanto na Modalidade Conectada.

Na modalidade Presencial Convencional as aulas são realizadas em sala física e o curso tem a duração de 1 ano e meio, com aulas quinzenais aos sábados, das 08h às 18h.

Na modalidade Presencial Conectada as aulas são realizadas em sala virtual – mas não é EAD, e o curso tem a duração de 5 meses, com aulas semanais de segunda a quinta, das 18h às 22h. As aulas são transmitidas pela Internet em tempo real e os alunos as assistem pelo computador ou pelo celular.

Em ambas as modalidades as aulas são presenciais e a carga horária total do curso é de 360 horas. Ambas possuem a mesma estrutura curricular (18 disciplinas) e são abordados exatamente os mesmos conteúdos.

Não existe modalidade melhor nem pior, uma vez que os conteúdos abordados são exatamente os mesmos, e sim a sua preferência entre realizar o curso durante a semana em menos tempo (em 5 meses) ou quinzenalmente aos sábados, de forma mais cadenciada (em 1 ano e meio).

A Modalidade Conectada não tem absolutamente nada a ver com EAD pois as aulas são ministradas pelos Professores das disciplinas (e não por tutores) e os alunos as assistem em tempo real, no conforto de suas casas (pelo computador) ou onde quiserem (pelo celular), como se estivessem assistindo dentro da sala de aula física, da seguinte forma:

– Visualização do professor e dos slides enquanto ele ministra e explica a aula em tempo real;

– Possibilidade de intervenção do aluno a qualquer momento para esclarecimento de dúvidas com o Professor ou fazer perguntas e comentários em tempo real;

– Além de ver, ouvir e interagir com o Professor, os alunos podem ver, ouvir e interagir também com os demais colegas de sala, realizar e compartilhar trabalhos e atividades em grupo com eles de forma colaborativa, em tempo real;

– Possibilidade de assistir aulas com renomados Professores que estão fazendo pós-doutorado ou pesquisas em outros países;

– Acesso à Sala de Aula pelo computador ou pelo celular, como preferir, com apenas alguns cliques e acesso a todos os materiais de aula disponibilizados pelos Professores;

Espaço ilimitado no Gmail e no Google Drive;

– Possibilidade de gravação das aulas que são realizadas em tempo real para assisti-las posteriormente quantas vezes quiser.

Ou seja, a Modalidade Presencial Conectada NÃO É EAD (Educação a Distância), pois EAD é completamente diferente.

ATENÇÃO: Você pode transferir o seu curso da Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente reconhecida pelo MEC onde você estuda ou estudava para a Faculdade ESUDA sem nenhum problema, e todas as disciplinas equivalentes em conteúdo e carga horária serão dispensadas tanto academicamente quanto financeiramente, mas após iniciar o curso na ESUDA não será permitido migrar de uma modalidade para a outra pois não há aproveitamento de disciplinas da modalidade Presencial Convencional para a Modalidade Conectada e vice-versa.

PROGRAMAS E DESCONTOS

Com o “Programa Quem Indica Amigo É!” na modalidade Presencial Convencional, quando você indica uma pessoa que também se matricula em um curso de Pós-Graduação da ESUDA, tanto você quanto ela ganham uma mensalidade grátis! E você vai ganhando mais mensalidades grátis para cada pessoa que você indicar e que também se matricular! Na modalidade Presencial Conectada, ambos vão ganhando descontos de 50% ou 25% em mensalidades, dependendo da forma de pagamento escolhida por cada um (em 10x ou 5x, respectivamente).

O Concurso Bolsas 100% Pós-Graduação é uma prova (opcional) que é realizada em cada semestre. Os conteúdos da prova são de Português (acentuação, ortografia…), Raciocínio Lógico e uma Redação, onde os primeiros colocados ganham bolsas de até 100% dependendo da colocação na prova.
Para participar do Concurso Bolsas 100% Pós-Graduação basta se matricular no curso desejado.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Os contatos (e-mail e fone/whatsapp) da Coordenação ficam na parte verde desta página, logo abaixo do botão Matriz Curricular (que mostra as disciplinas do curso).

Caso ainda reste alguma dúvida após ler todas essas informações, não hesite em entrar em contato com a Coordenação.

É facultado à Instituição o adiamento do início das aulas caso até a data prevista para o início a turma ainda não tenha atingido o número mínimo de 20 (vinte) alunos(as) matriculados(as). Portanto, para evitar adiamentos indesejados, é muito importante que após fazer a inscrição clicando no botão mais abaixo você preste bastante atenção ao período de matrícula, ressaltando que, em caso de desistência antes do início das aulas, seja por um eventual adiamento ou por qualquer outro motivo que você não precisará explicar, o valor pago será devolvido integralmente, sem cobrança de nenhuma taxa administrativa ou algo neste sentido. Isto é um dos vários compromissos que a ESUDA assume com todos os seus alunos!

Segue abaixo a documentação necessária para efetuar a sua inscrição e que você deverá enviar através do Formulário Eletrônico ao clicar no botão mais abaixo:

– Curriculum vitae (opcional)

– 1 foto 3×4 recente

– Cópia do comprovante de residência

– Cópia do CPF

– Cópia do RG ou da Carteira de Habilitação

– Cópia do Título de Eleitor

– Cópia do Histórico Escolar da Graduação

– Cópia do Diploma ou Certificado de Colação de Grau

A titulação deste curso fica condicionada à entrega pelo aluno de cópia autenticada do diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, antes da conclusão deste curso.

PERÍODO DE MATRÍCULA

Na Modalidade Presencial Convencional: Fechado.

Na Modalidade Presencial Conectada: Fechado

ATENÇÃO: Não há matrículas para retardatários! Quando o período acima muda de “Fechado” para “Aberto de xx/xx/xxxx a yy/yy/yyyy“, o aluno que não efetuar a matrícula dentro do período terá que aguardar o início da turma do próximo semestre.

INÍCIO DAS AULAS

Na Modalidade Presencial Convencional: 12/09/2020.

Na modalidade Presencial Conectada: 14/09/2020.

FILTRO:
Escolher outro curso

MERCADO DE TRABALHO

O profissional que atua em Psicossomática necessita saber seus limites técnicos e éticos no momento de atuar, providenciando encaminhamento para outros profissionais que darão conta daquilo que ele não é especialista. Existe uma vocação multiprofissional e interdisciplinar do trabalho psicossomático, visto que o diálogo e a interação com as demais especialidades são importantíssimos quando se foca em uma compreensão mais holística. Quanto ao mercado de trabalho, pode-se dizer que lentamente tem surgido um espaço maior para a Psicossomática, já que na prática os profissionais da área de saúde e administradores hospitalares (através da diminuição de custos) observaram que quando é oferecido um tratamento que vise esta abordagem, aumenta-se o grau de resolução das enfermidades. Ao se calcular o número de consultas que são necessárias entre um determinado diagnóstico e o término de um tratamento, observa-se que o profissional que trabalha psicossomaticamente chega a um diagnóstico e estabelece um tratamento terapêutico que possibilita alcançar resultados práticos com um número menor de consultas.
O atendimento que trata do paciente psicossomaticamente colabora tanto para uma maior eficiência no diagnóstico da pessoa enferma quanto para aliviar seu quadro de somatização. O resultado é uma maior satisfação do paciente desde os primeiros atendimentos, já que as suas demandas implícitas e subjetivas são detectadas e passam a receber um devido cuidado profissional.

RAMOS DE ATUAÇÃO

  • Numa perspectiva de estudo, formação e prática interdisciplinar sobre a psicossomática, estudos concluíram ainda uma presença maior do conceito em literatura internacional, com linguagens diferenciadas entre a medicina e outras áreas. A somatização apareceu associada a outros transtornos psiquiátricos como dismorfia corporal, depressão, ansiedade e outras, com encaminhamento à psicoterapia e medicamentação. É neste contexto de doenças que envolvem o soma e a psique que os profissionais de saúde têm um papel fundamental de acolhida a esses pacientes que sofrem com a somatização, ajudando-lhes desde no diagnóstico, no tratamento e na busca de uma melhor qualidade de vida. Os diferentes segmentos de saúde e a própria medicina, com as experiências que vêm adquirindo neste campo, vêm percebendo que não existe separação entre mente e corpo, podendo entender a relação entre o contexto social e a doença, a relação entre médico e paciente e a própria superação da abordagem organicista, o que exige deste profissional uma formação diferenciada. Sendo assim, diversos profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras e demais áreas afins são imprescindíveis para o auxílio nas condutas de tratamento do paciente.

Cargos Relacionados

  • Psicoterapeuta
  • Nutricionista clínico
  • Enfermeiro intensivista
  • Médico clínico geral
  • Fisioterapeuta clínico

Média Salarial

  • Inicial: de R$ 2.500,00